inbrape_banner_site_24.10-01

Principais diferenças entre Mangas Filtrantes Convencionais e Cartuchos e Mangas Plissadas

A otimização dos sistemas filtrantes tem ajudado cada vez mais empresas no desafio de melhorar produtividade e rentabilidade sem deixar de lado a certeza de que o meio ambiente será preservado. Na hora de buscar alternativas mais eficientes, é comum surgirem dúvidas sobre as características das fábricas, processos industriais e itens de filtração. Neste artigo, serão apresentadas as principais diferenças entre Mangas Filtrantes Convencionais e Cartuchos e Mangas Plissadas.

Mangas Filtrantes 

As Mangas Filtrantes Convencionais são desenvolvidas para cada cliente conforme a especificidade do processo de filtração. As mangas da Inbrape são fabricadas com tecnologia própria, desde a produção do não tecido até a confecção das mangas e cada etapa do processo passa por rigorosa auditoria a fim de garantir a melhor qualidade para o produto final. 

O não tecido agulhado pode ser de diferentes tipos de matéria-prima: Poliéster, Polipropileno, Nomex, Acrílico, Dolomit, P84, Procon, Teflon, Fibra de aço-inox, Fibra de vidro e Fibra cerâmica. Além da variedade de matéria-prima, existe a possibilidade de aplicação de tratamento químicos que melhoram a filtração e aumentam a vida útil do elemento filtrante.

Para alta performance de filtração, recomenda-se a customização com a Tecnologia de Membrana PTFE. As mangas customizadas com esta membrana são capazes de reter partículas a partir de 1 micrômetro (μm). A filtração superficial aumenta a vida útil da manga, assim como facilita a limpeza, devido a alta antiaderência, resultando em menor consumo de ar comprimido e maior economia ao final do processo. 

As mangas filtrantes da Inbrape também podem ser aplicadas em caso de alta temperatura, de 220º a 1000ºC. A equipe técnica da Inbrape está preparada para encontrar as melhores soluções em filtração com plena resistência química a gases ácidos e oxidantes encontrados em fornos, calcinadores, caldeiras ou incinerados.

Cartuchos e as mangas plissadas

Os cartuchos e as mangas plissadas são utilizados em filtros com grandes volumes de ar. São quatro as principais vantagens que estes tipos de mangas oferecem para fábricas dos mais diversos segmentos industriais.

As vantagens dos cartuchos e as mangas plissadas já começam na instalação. Com colarinhos em poliuretano e metálico, apresentam fácil instalação e remoção. É possível montar um mesmo colarinho em diferentes furos de espelhos.

Outro ponto forte é a sua resistência. Os cartuchos e mangas plissadas impossibilitam vazamentos, apresentam elevada estabilidade e são resistentes ao calor. A principal característica dos cartuchos e das mangas plissadas, entretanto, está na área filtrante.

Os plissados têm ganho de área filtrante duas ou três vezes maior do que uma manga filtrante convencional. Vale lembrar que, em razão da maior área filtrante, há redução da pressão diferencial do filtro.

Por último, mas não menos importante, os plissados são a garantia de alta permeabilidade e alta capacidade de carga de pó, o que gera economia, afinal, o consumo de ar comprimido para limpeza é reduzido. 

Em relação às matérias-primas, recomenda-se Nomex para todas as aplicações em que a temperatura não exceda 220ºC. Já o Poliéster Resinado pode ser aplicado para cimento, café, terra, calcário, jateamento de areia, serragem, pó de tabaco, grãos, entre outros.

Os cartuchos e as mangas plissadas também são aplicados em caso de particulados aglomerantes e pegajosos, particulados eletrostáticos, particulados tóxicos, muito finos ou reativos.

Ainda encontram aplicações típicas nos seguintes sistemas: filtração de ar para compressores, turbinas e salas limpas. Filtração do gás após o filtro de mangas para obtenção de emissões muito mais baixas ou para pós-filtragem de segurança. Recuperação de filtros de mangas subdimensionados após análise de viabilidade técnica.

Entre em contato com a equipe de filtração industrial da Inbrape e faça já o seu orçamento.

Compartilhar