Como instalar manga filtrante

Como instalar o filtro manga sem dor de cabeça

A instalação do filtro manga é simples. Primeiro, dobre a manga em “V” e passe o não tecido através do espelho até o colarinho. Depois, basta flexionar a mola e encaixar o colarinho no espelho. Ao soltar a mola, o barulho de um “clique” sinaliza que o colarinho está bem instalado.

Apesar da simplicidade do procedimento, há uma série de cuidados para que o sistema de filtração industrial funcione corretamente. A seguir, vamos apresentar as principais informações que você precisa saber para aumentar a vida útil das mangas e garantir a maior eficiência do sistema de filtração da fábrica. Acompanhe!

Encaixe do filtro manga no espelho

O encaixe do filtro manga no furo da chapa espelho deverá ser perfeito. Após instalada, a manga não pode girar. Se não encaixar, utilize a técnica de correção. Para isso, abra uma folga no lado oposto até obter duas folgas iguais. Em seguida, aperte ambas as folgas ao mesmo tempo para o colarinho ficar bem encaixado.

Em caso de encomendas específicas, a equipe comercial da Inbrape solicitará o diâmetro do furo da chapa espelho, ao qual é acoplado inicialmente as mangas e após as gaiolas; o diâmetro do corpo (meio); e fundo (caneca) da gaiola. As medidas deverão ser aferidas com um paquímetro e são fundamentais para a fabricação dos elementos filtrantes no tamanho certo.

Condições da gaiola

Depois de encaixar o filtro manga, é a vez de inserir a gaiola. Fabricadas em aço carbono, em inox 304 ou inox 316, elas contam com espessuras de acordo com a necessidade e solicitação dos clientes. Possuindo também acabamento em pintura epóxi que retarda a oxidação, as gaiolas da Inbrape têm uma vida útil muito maior em comparação à vida útil das mangas, mas precisamos lembrar que a sua manutenção também é importante para a instalação do filtro.

Se a gaiola já é utilizada há algum tempo, verifique:

– Se há pontas ou longarinas soltas;

– Se a gaiola está empenada ou amassada;

– Se a superfície apresenta oxidação; e se há furos ou pontas no tampão.


Pontos de oxidação são um grande problema para o bom funcionamento da manga. A ferrugem causa ataque químico no não tecido da manga, o qual acaba saturando precocemente.

Sistema de limpeza

Outro fator que pode interferir na saturação das mangas é o sistema de limpeza. A equipe técnica deverá estar atenta à manutenção adequada desse equipamento, principalmente no funcionamento das válvulas.

Estas são as principais informações que você precisa saber sobre a instalação do filtro manga. Para mais informações, entre em contato com a Inbrape e receba o guia completo de procedimento operacional para medida do furo do espelho e para instalação de mangas e gaiolas.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email