Como manter o sistema de filtragem operando de forma eficiente

A Inbrape possui o portfólio mais amplo do mercado, o que possibilita oferecer a solução mais adequada do ponto de vista de desempenho e economia. Ao avaliar as condições de operação dos equipamentos de uma fábrica, não é raro encontrar problemas no sistema de filtragem. Diante disso, existem medidas para aumentar a vida útil atual das mangas utilizadas na unidade fabril.

Um sistema de filtragem operando de forma eficiente consiste em sopragem centralizada na manga, no venturi encaixado e nas mangas e gaiolas com folga justa. Lembrando que para o bom funcionamento do sistema, deve existir uma altura mínima entre o tubo do soprador e venturi, e uma relação máxima entre o diâmetro dos tubos de sopragem e o diâmetro das válvulas.

Problemas frequentes no sistema de filtragem

Um problema frequente no sistema de filtragem são as entradas de ar falso. É preciso ligar o sinal de alerta quando encontramos buracos de corrosão ao longo da chaparia do filtro e tubulações. Estes furos podem ser gerados por desgaste natural das chaparias, mas também podem indicar temperaturas baixas de trabalho. Conhecidos como entradas de ar falso, esses pontos interferem nas velocidades de filtração e diminuem a eficiência do filtro, além de reduzirem a eficiência do equipamento como um todo. 

Outro problema frequente no sistema de filtragem são as diferenças de tamanho entre mangas e gaiolas. Quando isso ocorre, algumas gaiolas não entram totalmente nas mangas. Essa discrepância é um grave problema, porque as mangas não suportam variações dimensionais nos conjuntos. As fibras se rompem, ocasionando furos em um curto espaço de tempo. Além disso, mangas que não se encaixam de forma correta no espelho, permitem a passagem de partículas e comprometem as análises atmosféricas. Por último, é preciso destacar que a diferença de tamanho entre mangas e gaiolas acontece em função da compra de mangas e gaiolas com diversos fornecedores, sem controle de qualidade mínimo.

A gaiola interfere diretamente na vida útil das mangas

Gaiolas empenadas é um dos fatores que interferem diretamente na vida útil das mangas. Quando observamos que as mangas estão se chocando mesmo com o sistema totalmente desligado, é um sinal de que as gaiolas estão empenadas. 

Por que o empenamento é ruim? Nesse caso, o atrito entre as mangas na parte inferior é maior. Com o filtro operante e o fluxo de gases existente, as mangas acabam se rasgando facilmente.

Outro problema na gaiola que interfere diretamente na vida útil das mangas são os venturis soltos. Venturis soltos das gaiolas, isto é, deslocados de suas posições originais, contribuem para a ineficiência da limpeza. O venturi é projetado para direcionar o ar de limpeza por toda a manga.

A oxidação das gaiolas no sistema de filtragem

No processo de filtração de particulados, geralmente ocorre a condensação de umidade ou ataques a agentes químicos. A umidade ocorre devido a redução de temperatura dos gases no interior do filtro de mangas. Essa umidade causa um ataque oxidativo em gaiolas galvanizadas, deixando os anéis e as longarinas com superfície áspera.

Durante a operação do filtro, a manga mantém contato constante com a gaiola. Na grande maioria dos equipamentos, durante a filtração, a manga fica pressionada contra a gaiola. Quando ocorre uma sopragem para limpeza, a manga se expande e, terminado esse ciclo, contrai-se novamente na gaiola. A oxidação deixa a gaiola abrasiva, fazendo com que esse movimento de contração/expansão entre o conjunto acabe gerando rasgos na manga.

Para proteção da gaiola contra corrosão e demais problemas que interferem na eficiência das mangas, a Inbrape dispõe de gaiolas com pintura eletrostática em pó, gaiolas Tecin em aço carbono galvanizado, gaiolas em aço carbono ECOFIL e também gaiolas em aço inoxidável, indicadas para ambientes alimentícios ou extremamente agressivos.

Compartilhar