Sabemos que o processo de produção de cimento envolve condições severas. Desde a extração do calcário, passando pelo processo de moagem, até a produção do clínquer, há uma alta exigência dos equipamentos. Essas características tornam a manutenção da fábrica um trabalho muito mais complexo. Por isso, um bom sistema de filtração é determinante para evitar paradas, aumentar a produtividade e gerar economia.
Um dos processos mais importantes dessa indústria acontece nos moinhos. Quando falamos em filtração industrial, a moagem de cimento é um caso específico para ser estudado em cada unidade. Material, temperatura, umidade, entre outros fatores, variam de acordo com o local. Foi isto o que fizemos no case que apresentaremos a seguir. A partir de uma avaliação técnica dos equipamentos, consumo e produtividade da planta, a Inbrape definiu a melhor solução de filtração para a moagem de cimento e gerou resultados surpreendentes para o cliente, que conseguiu aumentar a produtividade e reduzir custos.
Diagnóstico do Filtro da Moagem de Cimento
A situação inicial apresentada pelo cliente era um aumento na produtividade (T/h) em 11%, que gerou consequências como o aumento de volume de pó, pressão no filtro e consumo de energia. Além disso, observou-se alta perda de carga no sistema e maior possibilidade de gerar entupimento nas mangas de forma precoce. Outra consequência do aumento da produtividade foi a elevação de consumo no ventilador, pois o equipamento precisa de mais vazão.
Como aumentar a produtividade sem gerar mais custos nos sistema de filtração
Diante do cenário, uma solução alternativa era implementar um novo equipamento com maior caixa de filtro. Só que isso geraria necessidade de maior quantidade de mangas e mais espaço. Ou seja, um investimento de alto valor. Essa alternativa ocasionaria mais custos com engenharia e projeto, e um maior consumo de energia, por conta da necessidade elevada de ventilação, com um ventilador maior e maior consumo de ar.
Aplicação de mangas plissadas para aumentar a área filtrante
Após realizar o estudo, a solução indicada pela equipe da Inbrape foi a aplicação de mangas plissadas a fim de aumentar a área filtrante instalada no equipamento e, consequentemente, diminuir a relação entre ar e pano do sistema e velocidade ascendente.
Com a realização do projeto de aplicação de mangas plissadas, conseguimos aumentar a área filtrante e obtivemos como resultado a diminuição do número de mangas, do consumo de ar comprimido e de emissão de particulados. Outro ponto positivo foi a melhora na eficiência energética, ou seja, a diminuição no consumo de energia.
Destacamos outros dois resultados satisfatórios que alcançamos com a aplicação de mangas plissadas na realização do projeto. A curva nominal do ventilador ficou mais estável. Para as empresas que têm picos de energia, esse dado é muito importante. Depois, baixamos a emissão de particulado na chaminé em função da tecnologia do spunbundle. O valor foi de 35 para 14 mmg/m3.
Instalação de mangas plissadas aumenta a vida útil das mangas
Em resumo, tivemos como principais evidências a redução do número de mangas de 398 para 288, o aumento da área filtrante por manga de dois metros quadrados (convencional) para cinco metros quadrados (manga plissada); e a redução da emissão de particulados: de 35 mmg/m3 para 14 mmg/m3.
O projeto também resultou em ganhos extras. Antes da realização do projeto, com o aumento da produtividade e da pressão de coluna de água, a variação era de 120 mmca para 180 mmca nas mangas em 20 dias. Com isso, era necessário trocar as mangas de quatro em quatro meses. Após a instalação das mangas plissadas, a variação constatada foi de 80 mmca para 100 mmca em seis meses. Oferecemos 24 meses de garantia e observamos que a manga chegou a 30 meses de vida útil, ou seja, quando chegou a 180mmca e foi necessária a troca.
O projeto de mangas plissadas para o filtro da moagem de cimento é um exemplo de como podemos melhorar os sistemas de filtração na indústria. A Inbrape tem uma variada linha de produtos atendendo as mais diversas condições químicas. Fale com a nossa equipe de especialistas para mais informações e orçamentos.