Investir no desenvolvimento da produção de baterias é um diferencial para as empresas do setor automobilístico que desejam estar à frente no mercado. As baterias para automóveis evoluíram de forma acelerada nos últimos anos. Um dos grandes fatores nesta evolução é a sustentabilidade.
A principal meta é prolongar a vida útil do componente. Mas é claro que a redução dos impactos ambientais começa muito antes, ainda no processo de produção. Nesse aspecto, nota-se a importância de um bom sistema de filtração em indústrias de baterias.
Com a utilização de sistemas de filtração mais eficientes, a indústria de baterias aumenta o controle dos resíduos gerados. Outro ponto positivo é a economia de energia e outros recursos, como o uso do ar comprimido nos sistemas de limpeza para o despoeiramento. Estes são apenas dois exemplos. A Inbrape possui tecnologia e conhecimento que permite que a fabricação das baterias seja muito mais sustentável.
Conforme revela matéria jornalística publicada pela Exame, esse componente fundamental para o futuro automobilístico tem gerado uma corrida entre empresas, startups e indústria. A demanda por esse componente indispensável para produzir carros elétricos já supera a oferta, o que tem levado a União Europeia a injetar fundos estatais na tecnologia de baterias.
Uma empresa de pesquisa e consultoria em energia citada na publicação da Exame estima que os veículos elétricos vão compor cerca de 18 por cento das vendas de carros novos até 2030. Isso aumentaria a demanda por baterias em cerca de oito vezes mais do que as fábricas conseguem produzir atualmente.
A corrida pela eletrificação dos automóveis tem um papel importante na redução das emissões. Por outro lado, apresenta um grande desafio justamente em relação ao uso das baterias, que tendem ao descarte ao final da vida útil.
A China, que promove fortemente a fabricação e o desenvolvimento do setor, tem um dos principais fornecedores de baterias do mundo e já começou a se preocupar com o descarte desses itens. Segundo relatório do Greenpeace sobre o potencial de economia circular de baterias de veículos, as baterias dos veículos elétricos enfrentarão uma aposentadoria em larga escala até 2030.
Fabio Morselli, Gerente de Contas da Inbrape, reforça que um sistema de filtração bem parametrizado em uma fábrica de baterias contribui para produção mais sustentável de baterias. O sistema de filtração possui impacto direto na emissão de partículas, ou seja, na poluição atmosférica. A utilização de economizadores, mangas especiais e sistema de monitoramento de membrana, quando bem calibrados, aumentam a eficiência desses sistemas.
As mangas especiais com membrana de PTFE, quando inseridas no pulmão de ar com válvulas, realizam uma filtração de particulados finos, tornando o processo produtivo da bateria ainda mais sustentável. Outros tratamentos aplicados pela Inbrape fazem com que os particulados fiquem ainda mais aderentes à manga. A Inbrape possui o conhecimento necessário para identificar qual é a manga mais apropriada para cada etapa da sua fabricação ou reciclagem.
Uma única bateria de íon-lítio para carro pode conter cerca de 8 kg de litio, 35 kg de níquel, 20 kg de manganês e 14 kg de cobalto. O objetivo principal é desenvolver processos para recuperar metais valiosos a um preço baixo o suficiente para competir com os recém-extraídos, dentre eles, o cobalto, que é o ingrediente mais valioso das baterias dos carros elétricos atuais.
Em uma usina de reciclagem típica, o primeiro processo é a trituração para transformar as células em uma mistura em pó de todos os materiais usados. Hoje em dia, existem ótimas opções de meios filtrantes e para o empoeiramento gerado nesse processo. Em seguida, a mistura é decomposta em seus constituintes elementares, seja por liquefação em uma fundição (pirometalurgia) ou por dissolução em ácido (hidrometalurgia). Finalmente, os metais são precipitados da solução como sais.
O Brasil tem um longo caminho a percorrer para se aproximar de projetos como os da União Europeia e da China. Levando em consideração o baixo número de indústrias recicladoras e fabricantes de baterias existentes, o caminho passa por um rígido controle de qualidade das emissões para o meio ambiente, como alto teor de chumbo, altamente prejudicial para o meio ambiente e para os seres vivos.
Dentro dessas indústrias, utilizam-se praticamente todas as nossas mangas filtrantes em diversas partes dos processos. Entre os principais produtos da Inbrape para este setor, estão mangas de poliéster, de fibra de vidro; acrílico; e nomex com membrana de PTFe. Somam-se também as mangas plissadas, gaiolas e sensores de monitoramento de particulados.
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