Inbrape | Filtros Industriais, Persianas Verticais, Tecidos Industriais, Não Tecidos Para Calçados.

Aprendizados do VII SemTec

Inbrape é um dos principais fornecedores de elementos filtrantes para despoeiramento no segmento de cimento. Com muita honra, participamos do principal evento técnico para esta área.

Seminário Técnico da Indústria de Cimento e Cal (SemTec) ocorre desde 2016 e tem o objetivo de capacitar os técnicos da indústria de cimento e cal a respeito das novas tecnologias na fabricação de cimento.

A edição deste ano aconteceu entre os dias 23 e 25 de novembro e a Inbrape esteve presente como patrocinadora prata do evento. Apresentamos um estande virtual e uma palestra com o tema Fabricação de Não Tecidos e Mangas para Despoeiramento, ministrada pelo Key Account da Inbrape para filtração no mercado de cimento, Ruben Segala.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

(À direita, Ruben Segala, Key Account da Inbrape para filtração no mercado de cimento, durante palestra ministrada no SemTec).

Pensando nisso, gostaríamos de relembrar assuntos importantes discutidos no evento e apresentar os principais aprendizados do VII SemTec.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

(Palestrantes do evento ocorrido entre os dias 23 e 25 de novembro).

1. O material da manga mudou bastante nos últimos anos.

As mangas de hoje em dia não são como antigamente. O material utilizado nas mangas filtrantes evoluiu muito nos últimos anos. Isso aconteceu por conta de uma modificação no processo de produção do cimento, uma vez que o forno passou a ser utilizado para queimar outros tipos de resíduos, não só óleo e gás. Essa modificação influenciou em variantes como a temperatura e gerou uma demanda por peças mais eficientes. A fabricação de não tecidos cumpre um papel fundamental na produção de soluções específicas para cada aplicação. 

Uma delas é a filtração por membrana, um politetrafluoretileno PFTE, conhecido como Teflon, que apresenta alta resistência a oxidação e hidrólise Inerte a ácidos. O Teflon suporta temperaturas de 200°C até 315°C e é aplicado sobre outros materiais em um processo de laminação

Outro exemplo é a termofixação em rama, um processo de estabilização térmica do não tecido e aplicação de tratamento químico.

Em resumo, cada caso é um caso, principalmente nos filtros de processo, que são mais complexos quando comparados aos de despoeiramento. O que vai definir a manga ideal para a necessidade da fábrica serão análises profundas e constantes das características de cada equipamento. 

2. Filtração eficiente gera ganhos em produtividade.

Se você ficou se perguntando qual é o sentido de investir tanto tempo e trabalho para encontrar a manga exata que sua empresa precisa, aqui está a resposta. Uma filtração eficiente gera ganhos em produtividade e economia. Já constatamos inúmeros casos em que as mangas duravam cerca de seis meses quando, na verdade, a vida útil do produto poderia ser de dois a três anos. Quem trabalha na indústria sabe como a manutenção da fábrica é um dos momentos de mais atenção durante o ano. Parar a fábrica para fazer ajustes técnicos em filtros e mangas após a parada geral pode ser extremamente frustrante. 

3. É preciso conhecer os produtos para achar soluções mais adequadas.

Uma solução simples como colocar duas peças de 1,5 m em vez de uma de 3 m já é um exemplo do quanto faz a diferença conhecer os produtos disponíveis. Uma das características dos produtos de filtração industrial é a enorme variedade de combinações disponíveis. É claro que os clientes não são obrigados a saber tudo. Mas é recomendável verificar as opções disponíveis. O material certo para cada filtro vai depender das variações de processo e o uso de materiais errados é o principal fator da perda de eficiência. A Inbrape tem uma equipe especializada nesse assunto à disposição para responder todas as dúvidas e oferecer soluções customizadas. 

4. A Inbrape tem uma grande infraestrutura dedicada à filtração industrial.

Em dezembro de 2020, a Inbrape adquiriu toda a infraestrutura e capacidade de produção de elementos para filtração das marcas Mcfil e Renner Têxtil. Esta aquisição contempla as fábricas de confecção de mangas, gaiolas e plissados no RS e em SP; as marcas Renner Têxtil, Needlona e Pyrotex; além de todo o acervo técnico.

Somos a empresa mais verticalizada do mercado e a única do hemisfério sul a aplicar membrana em não tecidos para filtração. Já somos líderes do mercado, com diversas parcerias estabelecidas com importantes empresas do setor de cimento, siderurgia, fertilizantes, entre outros.

Para saber mais sobre nossa infraestrutura e produtos, fale conosco pelo WhatsApp.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email