Filtração industrial: A escolha do tipo de manga

Filtração industrial: a escolha do tipo de manga

A Inbrape fornece os elementos filtrantes para a maioria dos fabricantes de equipamentos de filtração que existem no Brasil. Por isso, conseguimos identificar rapidamente qual é o melhor meio filtrante adequado para o processo de cada cliente.

Levando em consideração as fibras sintéticas e os tratamentos químicos disponíveis, podemos afirmar com razão que as possibilidades para a fabricação de mangas são infinitas. O que é muito positivo. Afinal, a manga mais adequada para a filtração de uma fábrica pode variar de acordo com a especificidade de cada fábrica.

A fim de esclarecer o quanto a solução ideal é importante para a qualidade da filtração, a equipe técnica da Inbrape selecionou as principais características que definem a escolha do tipo de manga. Elas são:

  • 1. Temperatura de trabalho do equipamento onde serão instaladas as mangas (contínua e picos).
  • 2. Percentual de umidade presente no processo de filtração.
  • 3. Tipo de pó que será filtrado.

A seguir, descreveremos em detalhes cada uma delas. Acompanhe!

Temperatura

É necessário observar a resistência do material à temperatura. Caso contrário, a manga pode pegar fogo!

Todas as fábricas têm uma temperatura de trabalho do equipamento. O número pode variar e apresentar picos durante a produção. Logo, a temperatura que chega nas mangas filtrantes é uma informação importante a ser considerada no processo de filtração industrial.

Usinas de asfalto, siderúrgicas, indústrias de cimento e cal, fundições e indústrias de cerâmica podem trabalhar com uma temperatura que pode variar até 240ºC, podendo apresentar picos que ultrapassem os 260º C. Nestes casos, geralmente é feita uma análise rigorosa até se chegar no material adequado para indicação da manga a ser utilizada, pois existem muitos fatores que podem interferir nessa escolha.

A temperatura, inclusive, pode variar para indústrias do mesmo segmento em virtude das condições climáticas do local. O Brasil apresenta seis tipos de clima. Então, o tipo de manga para uma fábrica na região de clima subtropical pode não servir para outra no semiárido, por exemplo. A umidade, como veremos a seguir, também é um fator decisivo para a escolha do tipo de manga.

Umidade

Mangas com baixo percentual de resistência à umidade em condições adversas podem vir a se deteriorar precocemente!

Uma fábrica com um sistema de filtração em perfeito funcionamento, certamente verificou se há umidade no processo ou não. No caso de haver umidade no processo, será necessário observar o percentual que chega até as mangas.

As mangas com fibras de ryton, por exemplo, podem ser aplicadas em processos onde há ataque químico e hidrólise acentuado, uma vez que suportam condições de extrema umidade. Já as mangas feitas de poliéster, usualmente aplicadas em quase todos os segmentos, são adequadas apenas para condições secas ou onde o percentual de umidade não ultrapasse 10%.

Tipo de material particulado

A gramatura correta garante que o material particulado não passe pelo meio filtrante.

No que diz respeito ao material particulado, o primeiro fator a ser observado é o tamanho. No caso do pó de serragem, considerado um material particulado grosso, a gramatura da manga poderá ser menor. Geralmente, a gramatura do não tecido varia de 350 a 600 gramas por metro quadrado.

Outra informação pertinente em relação ao material particulado é o comportamento de ácidos, álcalis e oxidação. Um exemplo interessante é a manga de polipropileno, que reage de forma excelente aos ácidos e álcalis, porém é ruim para processos nos quais há oxidação.

Estas são as principais características que definem a escolha do tipo de manga ideal para uma fábrica. Como podemos observar, a filtração é aplicada em diferentes segmentos da indústria e o não tecido mais adequado para uma fábrica pode variar de acordo com a especificidade de cada processo.

Se você gostou de conhecer as principais características que definem a escolha da manga, vai adorar saber tudo sobre o nosso portfólio para filtração industrial. Entre em contato com a equipe comercial.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email